Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Marcos Vinícius Pellegrini, ex-presidente do grêmio Nova Meta do IFF Macaé, paulistano, palmeirense desde criança e amo o estado do Rio como se fosse minha casa.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Coronelismo do IFF



Diante dos últimos acontecimentos do nosso instituto, ficaram claras algumas coisas que muitos tentam negar.  Antes de narrar tais fatos gostaria de esclarecer algo que mudou há algum tempo atrás. Hoje as funções representativas do IFF são igualitárias, os três seguimentos (docente, discente e técnico-administrativo) tem o mesmo peso com o famoso cálculo dos três terços. Entretanto antigamente as representações eram de Docente 70%; Representação Discente 15% e Servidores 15%. Vejam que os professores decidiam praticamente tudo nas votações. Dois seguimentos juntos não representavam nem metade do seguimento dos professores.

Fico imaginando se alguns professores não se atualizaram ao fato de que os alunos possuem o mesmo peso que o seguimento deles, será que esses professores se acham antigos coronéis do IFF? Um professor de física expulsou recentemente um aluno de sua sala, simplesmente pela forma que o aluno olhou para ele, tal professor alegou “tenho mais de 20 anos nesse instituto”. Até que ponto vai a superioridade dos professores para com os alunos? Até o ponto que se envolve a democracia!

Devo lembrar que a logomarca da campanha da atual gestão era um círculo de três cores diferentes, porém igualitárias (simbolizando os três seguimentos). A assembleia sobre o calendário pós-greve foi uma pequena prova do que a gestão atual terá que enfrentar, alunos politizados de um lado e professores coronéis de outro. O que eu vou fazer quarta-feira? Estar naquela assembleia, mesmo sem poder votar, mas para mostrar que os alunos tem poder de decisão. E você? Vai ir mais cedo para casa? Espero que você decida por decidir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores